segunda-feira, 25 de março de 2013

Forro de gesso


Forros de gesso








Os forros em gesso têm sido muito usados pelos arquitetos pra criar um efeito diferenciado com a iluminação. A fiação fica escondida, os focos de luz podem ser posicionados no lugar certo e o efeito fica bem legal!



Em geral, eles usam uma junta de dilatação ao redor do forro – muitos chamam de baguete ou tabica – que serve justamente pra soltar o forro das alvenarias, porque o gesso tem pouca resistência estrutural e com movimentações pode rachar com facilidade. Embora esta seja a principal função da tabica, ela também adquiriu um caráter estético: “Ela solta visualmente o forro das paredes, deixando a sensação de que o forro está flutuando”.

Eu vejo muito esta estratégia sendo adotada, principalmente em apartamentos pequenos. O rebaixamento, por menor que seja, causa uma redução do espaço, mas se torna mais suave quando é feito com tabica.

 


Outra questão levantada pelo arquiteto com relação ao pé direito do apartamento é que a maioria das pessoas gosta e quer ter uma casa com pé direito alto. Segundo Calazans, existem alguns truques que permitem que a sensação de altura possa ser alterada.
Uma estratégia é rebaixar uma pequena área na entrada do ambiente ou em uma parte dele para que a gente tenha a sensação de que o restante do imóvel tem o pé direito mais alto do que realmente é. Desta forma, o cliente fica satisfeito sem que seja necessário mexer efetivamente na altura do pé direito. Calazans lembra que ambientes pequenos com pé direito muito alto ficam desproporcionais e muitas vezes dão a sensação de diminuição.







2 comentários:

Adorei a visitinha no blog! Bjaum

Excelente blog. Eu também sou um blogueiro, trabalho em ums restaurantes em itu, mas à noite eu me torno um blogueiro. :)

Entre em contato conosco!!!!

Telefone para contato: (11) 97091-8923 Ricardo
E-mail: atendimento@modernagesso.com.br