sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Quartos de casal pequenos? O que fazer?

Confira alguns projetos de quartos para casal em imóvel pequeno

Parece difícil pensar em um quarto de casal em um apartamento pequeno, pois a premissa principal dele é acomodar uma cama grande. O problema é que ao longo dos anos os quartos ficaram menores, e os colchões, maiores.
Querer colocar uma king size de 2 m por 2 m em um cômodo de 3,6 m por 4 m, é complicado. Muitas vezes é inviável, porque você precisa de um espaço entre ela e a parede para circular e até para poder arrumá-la. Essa medida mínima é de 70 centímetros, mas quanto maior, melhor! A cama não é como a de solteiro, que você pode encostar na parede ou colocar em uma quina. Tem de ter o vão dos dois lados para que ninguém fique preso entre o parceiro e a parede!
Para deixar o quarto do casal mais amplo, podemos usar as mesmas dicas do resto da casa. O segredo é fazer o ambiente parecer maior. Truques clássicos como usar espelhos para dar profundidade e acessórios leves, como cortinas em cores neutras e claras, dão certo. Os móveis vêm em pequena quantidade e grande funcionalidade. Prefira madeiras claras ou aposte no branco.
Uma dica não tão básica é se livrar do criado-mudo. Ou ainda, aproveitá-lo ao máximo para guardar coisas. Dá para fazer um quarto sem criado mudo, substituindo por uma mesa lateral ou pelo criado de um lado só da cama. Ele pode guardar coisas que você não colocaria no armário, miudezas como relógio, bijuterias, documentos e até lingerie.
Outra opção para deixar o ambiente com mais fluidez é explorar um móvel que, obrigatoriamente, tem de estar lá. A cama. Os modelos box com baú ou gavetões na parte de baixo são uma ótima pedida para guardar malas, enxoval ou cobertores. Falando em guarda-roupa, se o apartamento tem mais de um dormitório, é possível transferir o armário para lá e fazer um quarto de vestir ou ainda quebrar a parede que separa os dois cômodos, criando um closet.
Se isso não for possível, pelo menos dá para economizar o espaço da abertura das portas do armário, do banheiro e do próprio quarto trocando tudo por peças de correr ou sanfonadas. Fazer uso dessas portas em um projeto não é um desafio, já que a área dos armários vai aumentar. Ganha-se mais lugar para circulação, e coloca-se um criado ou um painel que serve como divisória e nicho para TV e equipamentos.



Usar espelhos é um truque recorrente para dar ideia de profundidade.


Armários corrediços são uma boa pedida porque economizam espaço na abertura das portas e impedem que danifiquem a cama. Nesse projeto, foi usado só um criado-mudo.



As luzes embutidas na parede substituem os abajures para leitura.


Os nichos acima da cabeceira são projetados para fora, ou seja, não exigem que a cama seja deslocada 8 ou 10 centímetros para a frente.


É preciso pensar nos materiais adequados para ambientes pequenos. O vidro pode ser um bom substituto da madeira e deixa o ambiente mais leve.


Móveis brancos e madeira clara são ótimas opções para deixar o cômodo com aparência mais ampla.


Com a janela no fundo, criou-se uma cortina na parede toda, para dar aconchego.


A porta de do banheiro foi trocada por uma de correr, foi feito um pequeno preenchimento de drywall na parede para embutir o trilho.


A cama usada nesse projeto é menor, um único criado-mudo foi colocado na diagonal.


Esse modelo de cabeceira estofada é uma opção enxuta porque não exige que a cama se desloque tanto para a frente. O jogo de cores neutras ajuda na sensação de amplitude.


Pendurar a televisão na parede permite colocar o resto dos acessórios em cima da bancada, nos nichos ou nas gavetas.


As medidas desse dormitório são tão pequenas que foi feita uma espécie de “caverna” para abrigar a cama.


Para que coubesse a cama grande e o móvel neste quarto, foi feita uma reentrância na parede de drywall, formando uma cabeceira invertida que liberou 10 cm no ambiente. Iluminação interna e um papel de parede claro deixam essa cabeceira charmosa, dando requinte ao ambiente.


A cama escolhida era um pouco maior que uma de casal tradicional, o que deixou o espaço mais reduzido. A cabeceira é o segredo desse ambiente. Ela é baixa e esconde os pontos de luz, tomadas e telefone. Sobre ela, um papel de parede vertical dá a sensação de que o pé direito é mais alto, deixando o quarto mais amplo.


As luminárias penduradas deixaram a base dos criados-mudos livres. Já o painel em cima da cama deu um ar superaconchegante ao ambiente.

1 comentários:

Gostaria de uma sugestão para um quarto de casal com as medidas 2,45 lado x 3,50 frente. Para o ambiente parecer maior, o mais indicado é um guarda-roupa com cama embutida ou um guarda-roupa com 1,60 largura para caber no espaço ao lado da porta (parede com 2,45 cm)?

Entre em contato conosco!!!!

Telefone para contato: (11) 97091-8923 Ricardo
E-mail: atendimento@modernagesso.com.br